O dinamismo do ambiente corporativo é uma realidade evidente em todos os segmentos. E essa característica reflete um cenário empresarial cada vez mais competitivo e sensível às demandas sociais. Nesse contexto, questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho se consolidam como pilares da sustentabilidade de uma organização. E os programas e laudos de segurança do trabalho são essenciais para a conformidade com as exigências legais. Mas eles também fazem parte do cuidado essencial com a integridade dos trabalhadores.
Ou seja, entender a importância desses programas vai muito além de simplesmente cumprir obrigações legais. Estamos falando de medidas que visam proteger vidas, prevenir acidentes e doenças ocupacionais. O resultado é uma contribuição sólida para a construção de um ambiente laboral saudável e produtivo.
Conheça os principais programas e laudos de segurança do trabalho
Laudo de Insalubridade
O Laudo de Insalubridade é um dos mais importantes quando se trata de saúde e segurança do trabalho. Este documento técnico avalia as condições laborais a partir do entendimento de engenheiros de segurança do trabalho ou médicos do trabalho. Seu objetivo, portanto, é identificar se determinadas atividades ou ambientes representam riscos à saúde e à integridade física dos trabalhadores.
Em outras palavras, este documento detecta a exposição dos trabalhadores a agentes nocivos, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. A partir dessas informações, é possível determinar se os funcionários têm direito ao adicional de insalubridade, por exemplo. Além disso, ele ajuda a quantificar o nível de exposição a tais agentes prejudiciais.
Laudo de Periculosidade
O Laudo de Periculosidade é mais um documento técnico essencial para a segurança e proteção dos trabalhadores. Sua principal finalidade é identificar e avaliar se determinadas atividades operacionais apresentam condições perigosas que possam colocar em risco a integridade física ou até mesmo a vida dos colaboradores.
Sua análise abrange situações de exposição a diversos elementos de risco, como produtos inflamáveis, explosivos, radiações, eletricidade, entre outros. Ao identificar condições perigosas, o documento possibilita a determinação do pagamento do adicional de periculosidade.
Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT
Já o LTCAT tem a função de avaliar minuciosamente as condições ambientais e laborais às quais os funcionários estão expostos. Trata-se de um relatório que, além de caracterizar atividades que possam gerar insalubridade ou periculosidade, serve como subsídio para a elaboração do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
O PCMSO é obrigatório para empresas e seu objetivo é promover e preservar a saúde dos trabalhadores. Por meio deste programa realizam-se ações voltadas para a prevenção, diagnóstico precoce e monitoramento de doenças laborais.
Em geral, ele engloba exames médicos, tais como admissional, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional. Esses exames procuram avaliar o estado de saúde dos colaboradores, identificando possíveis doenças ocupacionais ou relacionadas ao trabalho. Além disso, é a partir deles que se pode garantir segurança e bem-estar aos trabalhadores ao longo da jornada laboral.
Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP
No caso do PPP, estamos falando de um documento que reúne todas as informações sobre as atividades que o trabalhador desempenhou ao longo de sua jornada. Além de registrar detalhes sobre as funções que ele exerceu, o PPP contempla as condições ambientais do ambiente de trabalho. Ele também relaciona os agentes nocivos à saúde aos quais o indivíduo esteve exposto, bem como resultados de monitoramento biológico e dados sobre EPIs.
Na prática, o PPP é relevante para a Previdência Social, sendo essencial para comprovação junto ao INSS do tempo de exposição aos agentes nocivos. Porém, é importante saber que este documento não apenas respalda os trabalhadores em solicitações de aposentadoria especial, como é fundamental para as empresas. Afinal, ele atesta o cumprimento da legislação em relação às condições de trabalho e à proteção da saúde dos colaboradores.
Não deixe para depois os laudos da sua empresa
Como se vê, esses laudos e programas são essenciais para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. Além disso, a partir deles as empresas comprovam que atuam em conformidade com as normas e legislações referentes à saúde e segurança do trabalho.
Na Multimed, oferecemos uma ampla gama de laudos autorizados para assegurar à sua empresa a conformidade legal.
Confira os laudos disponíveis na Multimed
- PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos
- LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho
- PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
- PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
- PCA – Programa de Conservação Auditiva
- Laudos de Insalubridade, Periculosidade, entre outros
- Relatório Analítico Anual
Estar em dia com essas ações demonstra responsabilidade corporativa, além de gerar impactos positivos na relação da empresa com colaboradores, clientes e stakeholders.
Se você está precisando atualizar os programas e laudos de segurança do trabalho da sua empresa, conte conosco.
A Multimed é referência em Medicina e Segurança do Trabalho. Para conhecer mais sobre nosso trabalho, acesse o site. Ou, se preferir, entre em contato pelo telefone 📲 (51) 3594-1076 ou WhatsApp clicando aqui.